12 agosto 2017

Fui “ali” contar para os amigos chilenos o que estamos fazendo de bonito aqui em Minas.


Há duas semanas estive no IV Congreso Iberoamericano de Estilos de Aprendizaje na Universidad de Concepciòn, no Chile. Um evento considerado espaço único para interação entre professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas de formação.
Fui lá para apresentar para colegas da área educacional o “Escrevendo com o Escritor”, experiência que desenvolvo na cidade de Cataguases/MG, há 10 anos com financiamento da Companhia Industrial Cataguases e do Ministério da Cultura e parcerias com a Prefeitura Municipal de Cataguases, o Instituto Cidade de Cataguases, Fábrica do Futuro, Fundação Ormeo Junqueira Botelho, escolas públicas e faculdades locais.

Embasada em teorias de autores consagrados nacional e internacionalmente na área aproveitei para conversar com meus pares, sobre a influência das mídias no processo ensino aprendizagem, especialmente no que se refere à leitura e à escrita. O que chamou a atenção dos avaliadores do trabalho foi sua defesa de que a internet pode ajudar crianças e jovens a conhecerem a riqueza do mundo literário, e experiências como o “Escrevendo com o Escritor” são oportunidades de aprendizado, expressão criativa, empoderamento e avanço. A cultura participativa é que reorganiza as regras da educação, das expressões culturais e da vida cívica, pois a tecnologia por si só não apresenta inovação, é o que defendo.

Compartilhar esta ideia foi importante oportunidade de troca, de promoção do diálogo e do debate entre especialistas sobre as experiências no domínio do ensino e estilos de aprendizagem em diferentes ambientes educacionais e de trabalho. Foi uma honra repleta de emoção, alegria e, acima de tudo, muito aprendizado.

Nenhum comentário: