Há
duas semanas estive no IV Congreso Iberoamericano de Estilos de Aprendizaje na
Universidad de Concepciòn, no Chile. Um evento considerado espaço único para
interação entre professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas de
formação.
Fui
lá para apresentar para colegas da área educacional o “Escrevendo com o Escritor”,
experiência que desenvolvo na cidade de Cataguases/MG, há 10 anos com
financiamento da Companhia Industrial Cataguases e do Ministério da Cultura e
parcerias com a Prefeitura Municipal de Cataguases, o Instituto Cidade de
Cataguases, Fábrica do Futuro, Fundação Ormeo Junqueira Botelho, escolas
públicas e faculdades locais.
Embasada
em teorias de autores consagrados nacional e internacionalmente na área
aproveitei para conversar com meus pares, sobre a influência das mídias no processo ensino aprendizagem,
especialmente no que se refere à leitura e à escrita. O que chamou a atenção
dos avaliadores do trabalho foi sua defesa de que a internet pode ajudar
crianças e jovens a conhecerem a riqueza do mundo literário, e experiências
como o “Escrevendo com o Escritor” são oportunidades de aprendizado, expressão
criativa, empoderamento e avanço. A cultura participativa é que reorganiza as
regras da educação, das expressões culturais e da vida cívica, pois a
tecnologia por si só não apresenta inovação, é o que defendo.
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esta ideia foi importante oportunidade de troca, de promoção do diálogo e do
debate entre especialistas sobre as experiências no domínio do ensino e estilos
de aprendizagem em diferentes ambientes educacionais e de trabalho. Foi uma
honra repleta de emoção, alegria e, acima de tudo, muito aprendizado.
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