Marialva Monteiro



Eu nasci em Salvador, Bahia. Mas, ainda pequena fui morar com os meus pais numa fazenda de cacau. A minha mãe é que me ensinou a ler. Só fui para a escola aos 11 anos de idade. Sou professora de cinema. Foi também a minha mãe quem me ensinou a gostar desta arte. Eu devia ser bem pequena quando fui ao cinema pela primeira vez, pois lembro que a sala de espera estava muito lotada e fiquei com medo das pessoas baterem o cotovelo no meu rosto. Estudei filosofia numa faculdade no Rio de Janeiro e lá também fiz um curso de cinema. Meu casamento foi celebrado por um padre muito importante e perseguido pela ditadura militar no Brasil chamado Dom Helder Câmara.  Tenho 3 filhos e 2 netos chamados Flora e Vinicius. Escrevi duas cartilhas e um livro sobre cinema intitulado “Cinema: uma janela mágica”.A coisa que mais gosto de fazer é dar aula de cinema e ver muitos filmes.







Oi crianças! Tudo bem com vocês? Que tal brincar comigo de cineasta?

O meu desafio é o seguinte: Primeiro vocês irão construir com uma caixinha, parecida com essa do vídeo, uma pequena câmera de brinquedo. De um lado vocês farão um pequeno círculo e do outro um retângulo um pouco maior.

O desafio será vocês olharem primeiro pelo círculo da câmera e desenharem em uma folha de papel ofício a imagem da forma que vocês enxergarem. Em seguida, vocês irão se aproximar alguns passos do objeto e irão desenhá-lo novamente, dando a impressão de que foi feito um zoom na imagem observada.

E então criançada, me digam! O que vocês veem? Vamos tirar lindas fotografias? Quando estiverem prontas entreguem para o Ivaldo, do Escrevendo com o Escritor, para que ele publique aqui no blog e eu possa vê-las antes de chegar a Cataguases.

Aguardo vocês!
Um beijo!
Marialva
 

Um comentário:

Ana Paranhos disse...

Atenção! É preciso que olhem sempre pelo lado do furinho