04 julho 2018

2º Encontrão do Escrevendo com o Escritor


            Este ano tem Encontrão!

O Escrevendo com o Escritor é uma iniciativa que faz uso das mídias digitais e das artes para estimular a leitura e a escrita entre alunos dos anos iniciais de escolas públicas e aproximá-los de escritores das obras lidas. Para ser desenvolvido conta com a colaboração de profissionais capacitados em áreas distintas como pedagogos, professores, acadêmicos, dançarinos, músicos e atores. As crianças envolvidas se preparam com a orientação destes profissionais e de seus professores nas escolas, para receberem os escritores lendo seus livros, conhecendo sua biografia e organizando atividades para homenageá-los. Paralelo a isto, crianças e escritores mantêm este blog onde escrevem e ilustram histórias, poesias, poemas, pelejas virtuais, além de utilizar recursos audiovisuais para se conhecerem melhor. As atividades culminam com o encontro com o escritor em suas escolas, dia em que são apresentadas peças teatrais adaptadas dos livros lidos, danças e músicas. Escritores e leitores se conhecem pessoalmente durante animados bate-papos e livros são lançados.

O 1º Encontrão aconteceu em 2015 em um evento semelhante ao que acontecerá este ano. Reunimos 8 deles e desenvolvemos as atividades listadas anteriormente. Vamos agora reunir Luiz Ruffato, Renatta Barbosa, Marialva Monteiro, Alvaro Ottoni, Tadeu Costa, Mary França, Eliardo França, Lalau e Lili Balonecker e repetir as ações. Para isto, nos três meses que antecederem o encontro, as crianças e seus professores deverão participar de oficinas de dança, contação de histórias, artes, mídias e tecnologias digitais, dentre outras que lhes darão oportunidade de conhecerem os escritores, lerem seus livros, escreverem histórias e se comunicarem com eles pela internet.

Neste mesmo período os escritores, além de estimularem as crianças a escrevem histórias colaborativas no blog, serão convidados a criarem histórias, a serem reunidas em uma publicação e doadas para as escolas e instituições culturais da cidade.

O ápice do projeto acontecerá no “2º Encontrão”, nos dias 19, 20 e 21 de Novembro, quando os 9 escritores estarão em Cataguases, Leopoldina e Carangola. O evento acontecerá em diversificados pontos das cidades mantidos por apoiadores do projeto: Universidade, Escolas, Fundações, Praças e Bibliotecas.

É importante ressaltar que as atividades do Escrevendo com o Escritor tiveram início no Instituto Francisca de Souza Peixoto, que desde 1999 apoia, dentre outros não menos importantes, iniciativas de incentivo ao uso das tecnologias digitais na educação e sempre teve como objetivo gerar qualidade de vida e desenvolvimento para a comunidade da cidade de Cataguases. O Escrevendo com o Escritor esteve durante muitos anos entre suas ações. Infelizmente devido a motivos alheios aos desejos de seus gestores e idealizadores, o patrocínio da atividade foi encerrado em 2015. Por isto, novas formas de financiamento e parcerias têm sido buscadas.

Este ano com o patrocínio da Energisa e da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais, e o apoio de amigos como Mônica Botelho, dos queridos da Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, do Instituto Cidade de Cataguases, da Fábrica do Futuro, das Secretarias Municipais de Educação e da Cultura de Cataguases, do Proler de Cataguases, do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia da PUC-Rio, da Universidade do Estado de Minas Gerais e das escolas de Cataguases, Leopoldina e Carangola faremos uma grande festa.

Agradecemos a todos que se dispuseram a realizar mais esta edição do Escrevendo com o Escritor. Um carinho especial para o Instituto Francisca de Souza Peixoto e seu presidente Marcelo Peixoto que acreditou em tudo isso desde o início.

9 comentários:

Priscilla Gatti disse...

Encontrão 2018 está chegando !!! Novidades recheadas de muito aprendizado e alegria !!!

Unknown disse...

Estou ansiosa por este acontecimento, minha escola já recebeu até a visita da orientadora conversando com os alunos.

cacati disse...

É muito bom participar deste projeto e ver a alegria das crianças ao encontrarem com o escritor.

Ana Paula André disse...

Nós, professoras e alunos da E.M.Cirene Fernandes Valentim, de Leopoldina-MG , estamos esperando por você! Beijocas dos alunos do 2°ano - prof. Ana Paula

Norma de Paula Leite Alves disse...

estou adorando participar deste projeto e constatar o entusiasmo das crianças e ansiedade de conhecerem os escitores.

luciene Neto Brito disse...

Nossa escola está sempre envolvida na conscientização da boa leitura.

luciene Neto Brito disse...

Super legal...vai ser maravilhoso o Encontro.

Christiane Mendonça disse...

Estamos muito anciosos por este dia e trabalhando a todo vapor. Ficamos agradecidos pelo convite. Acreditamos em sua proposta! Bjusss enoooorme!

Helvia Peres Cordeiro Leitão disse...

Estamos ansiosos para o dia 20.