30 março 2015

Escrevendo com Escritor - Encontrão!!!

Sejam bem vindos!


O Escrevendo com Escritor é uma iniciativa de incentivo à leitura, à escrita e às artes, direcionada a escolas públicas, desenvolvida há nove anos no Instituto Francisca de Souza Peixoto com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Companhia Industrial Cataguases. Os alunos se preparam com a orientação dos colaboradores do Instituto e de seus professores na escola e na Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto para receberem os escritores. Paralelo a isto, crianças e escritores mantêm este blog, onde escrevem e se conhecem. As atividades culminam no encontro com o escritor ao final do projeto. Neste dia são apresentadas peças teatrais adaptadas dos livros, danças e músicas. Autores e crianças se conhecem pessoalmente e livros são lançados.

Este ano iremos reunir 8 dos 17 escritores que participaram do projeto em suas edições anteriores. Ronaldo Simões,  Tomáz de Aquino,   Madu Costa, José Santos, Mauro Sérgio Fernandes,  Cláudio Martins,  Anna Cláudia Ramos, Silvio Costta. Desta forma ampliaremos os beneficiados, suas opções de leitura, peças de teatro e contato com escritores, além de publicarmos um livro organizado pela idealizadora e coordenadora do projeto, Andrea Toledo, “Conta Aqui, Conta Lá!!! Não para de Contar”, com histórias infantis escritas pelos escritores convidados.

No “Encontrão”, que acontecerá nos dias 29 e 30 de Junho, várias atividades serão realizadas nas escolas envolvidas, no Instituto Francisca de Souza Peixoto, na Casa de Leitura Lya Botelho em Leopoldina e no PINA – Ponto de Interação nas Artes, este último será direcionado a professores, acadêmicos e todos aqueles que gostam de ler e escrever. Vamos reunir todos os escritores para um bate-papo sobre contos de fadas, amor, golfinhos, caramujos, Zumbi dos Palmares, cidadania, casamento, assombração e tudo que sua imaginação mandar.

Além do patrocínio do Ministério da Cultura e da Companhia Industrial Cataguases e do suporte físico e humano do Instituto Francisca de Souza Peixoto, que acontece desde sua primeira edição, o projeto conta este ano com o apoio da Secretaria de Cultura de Cataguases, da Universidade do Estado de Minas Gerais, da Fábrica do Futuro, das Faculdades Sudamérica, da E. M. Flávia Dutra, da E. E. Coronel Vieira, da E. E. Guido Marlière, da E. M. Monsenhor Solindo, do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, do PROLER de Cataguases, da E. M. Manoel Dutra de Siqueira, da Creche Tia Lilia, de escolas municipais de Leopoldina -Judith Lins, Osmar Lacerda França, Ribeiro Junqueira e CAIC - e da Casa de Leitura Lya Botelho também em Leopoldina.





Nenhum comentário: