13 agosto 2009

Anna Claudia Ramos, nossa nova parceira de escrita

Nossa nova companheira de escrita e leitura é uma fofa. Recebi uma enxurrada de emails quando contei para os professores quem escreveria conosco este semestre. Anna Cláudia Ramos se apresenta a seguir contando um pouco de sua trajetória pessoal e profissional. Em breve teremos também os livros da Anna, para em seguida começarmos a escrever com ela. Meninos e Meninas, tenho certeza que gostarão da Anna como aconteceu com todos os escritores que já escreveram conosco.


Andrea Toledo





No site da Anna vocês podem encontrar esta biografia, assim como muitas outras coisas interessantes feitas por ela. Vão lá pra ver: http://www.annaclaudiaramos.com.br/


Sou carioca, mãe de dois filhos, o Elias e a Layla, e moro numa vila super simpática onde as crianças podem brincar e se divertir à vontade. Sou escritora, ilustradora e uma das coordenadoras do Atelier Vila das Artes.
Desde pequena eu tenho mania de inventar histórias. Passava horas brincando e inventando novos mundos pra morar e viajar. E foi assim, inventando e lendo histórias, que cresci descobrindo que a literatura é mágica demais. Por ela podemos viver outras vidas e podemos brincar de ser o que desejarmos. Podemos brincar de faz-de-conta que é real. Porque a brincadeira tem esse poder, né! Ela é real, no real da brincadeira, que é bem diferente do que conhecemos como realidade.
No artigo publicado no livro O que é qualidade em Literatura infantil e juvenil? Com a palavra o escritor, escrevi sobre esse assunto:
“Descobri muito cedo que a vida me faltava. Nunca estava satisfeita. Sempre queria um algo mais. Era como se uma vida só não me bastasse. Mas eu era criança, não entendia muito bem essa história de falta. Só sabia que existia uma coisa que me deixava mais feliz. A brincadeira. O jogo do faz-de-conta. O jogo da imaginação. E como eu adorava brincar e inventar que a vida podia ser diferente... Minha mãe chegava a dizer que não sabia onde cabia tanta imaginação numa menina só.
Claro que eu não sabia explicar essa sensação quando menina, mas sabia que se a vida não me desse qualquer coisa, eu podia inventar. Então, inventava fazenda com cavalos, montanhas, cachoeiras, casa com varanda grande, muitos primos brincando. Na vida de verdade eu não tinha nada disso, mas no faz-de-conta tinha. Passava horas brincando. Às vezes com meus amigos. Às vezes sozinha. Ficava quieta, com o pensamento longe, inventando um mundo novo pra morar. Não que eu não gostasse da minha vida. Não era isso. Mas eu não cabia só dentro daquela vida. Queria outras. Por isso, inventava mundos novos. Era só fazer assim: se a vida não me dava, a brincadeira me dava. Era como se a brincadeira suprisse minhas faltas e meus desejos de ter e ser diferente de tudo o que eu era. Até hoje não sei se era falta ou excesso de vida. Acho que as duas coisas ao mesmo tempo. Eu tinha excesso de vida dentro de mim, por isso mesmo acho que ela faltava, porque sempre queria mais. Queria conhecer coisas novas, lugares novos, pessoas diferentes”.
Acho que foi por isso que fiquei fascinada, quando aos 10 anos, li o livro A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga. Este livro marcou definitivamente a minha vida de leitora e escritora. A Bolsa Amarela tinha tudo o que eu acreditava, por isso me identifiquei totalmente com a história e com a personagem Raquel, apesar de minha família ser muito diferente. Ler A Bolsa Amarela, assim como ler vários outros livros de qualidade quando criança, foi como abrir horizontes em mim. Horizontes cheios de novas possibilidades e sonhos...
Mas acontece que eu cresci e não poderia ficar brincando tal como fazia quando criança. Então, um dia descobri uma coisa incrível: virar escritora foi a forma que encontrei de nunca parar de brincar. E hoje em dia vivo de escrever meus livros, de criar minhas histórias, onde posso brincar com meus pensamentos, meus sonhos, meus desejos, minhas faltas, minhas saudades, meus medos, minhas alegrias... Onde posso brincar com o tempo, dando forma às minhas idéias através da linguagem e da estética. Através da literatura: a arte de brincar com as palavras. A arte da narrativa, da palavra escrita.


Um pouco do meu trabalho


Já fiz muitas coisas e já inventei muitas histórias. Me formei em magistério e dei aula pra turmas da educação infantil. Fiz teatro amador. Depois me graduei em Letras (português - literatura) pela PUC/ RJ. Fiz mestrado na UFRJ em Ciência da Literatura. Trabalhei com minha querida amiga, que já se foi desta vida, Marina Quintanilha, na extinta OLAC e na Biblioteca Infantil Manoel Lino Costa.
Marina foi minha fada-madrinha junto com Luiz Raul Machado, que foi meu fado-padrinho (será que existe fado-padrinho?) Se não existe, eu acabei de inventar!). Com eles aprendi muitos segredos sobre crianças, arte de contar histórias e arte da escrita.
Também trabalhei na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), primeiro editando o boletim informativo Notícias e depois no Centro de Documentação e Pesquisa. Já fui professora da Oficina de Criação de Histórias e Literatura pra crianças e jovens da Escolinha de Arte do Brasil. Fui coordenadora de sala de leitura escolar por mais de 10 anos e durante oito anos fui professora da oficina permanente Escrevendo pra crianças, da Estação das Letras. Mas desde 1989, trabalho com oficinas de criação literária. Botei o pé na estrada com os projetos Viagem da Leitura (FRM/ FNLIJ) e Leia Brasil (Petrobrás). Desde 1996 viajo pelo projeto de incentivo à leitura PROLER (Casa da Leitura/ FBN) dando palestras e oficinas sobre diversos temas ligados à literatura pra crianças e jovens. Enfim, viajo pelo Brasil afora dando cursos, palestras e oficinas sobre minha experiência com sala de leitura e como autora e especialista em literatura pra crianças e jovens.


Umas coisinhas a mais


Já fiz consultorias editoriais, suplementos literários, textos pra livros didáticos, textos de divulgação pra várias editoras e ilustrações pra alguns de meus livros. Aliás, foi a partir desta experiência como ilustradora que resolvi criar o Atelier Vila das Artes, que em 2005 ganhou um novo perfil, passando a prestar vários serviços editoriais. Não é à toa que o Atelier Vila das Artes é um lugar totalmente voltado para o trabalho com a Literatura.
Em 2005 terminei meu mestrado em Ciência da Literatura/ Poética, na UFRJ. Foi ótimo, porque tive a oportunidade de sistematizar todo o meu trabalho com oficinas de criação de textos. Minha dissertação de mestrado trata dos temas criança, artistas e processos criativos, e literatura infantil e juvenil.
Como não poderia de deixar de ser, abordei a criança e a recriação do real através de seu mundo de brincadeiras, mostrando como a criança que brinca constrói um outro mundo, um mundo imaginário, cheio de lógica e verdades. Mas também expus a questão dos processos criativos do escritor e seu trabalho com a estética. A partir dos pensamentos de Freud que, em seu artigo Escritores Criativos e Devaneios, disse que “O escritor criativo faz o mesmo que a criança que brinca. Cria um mundo novo de fantasia que ele leva muito a sério, isto é, no qual investe uma grande quantidade de emoção, enquanto mantém uma separação nítida entre o mesmo e a realidade”, estabeleci um paralelo entre a criança e o artista que cria, uma vez que este mantém em si o prazer que tinha quando criança ao brincar. Depois de fazer um estudo sobre a criança, o artista e seu trabalho com a estética, que na minha dissertação chamei de “estética do imaginário”, analisei o que vem a ser a literatura infantil e juvenil, defendendo a literatura infantil e juvenil como literatura e abordando as suas especificidades. E como parâmetro pra todas as questões levantadas sobre a literatura infantil e juvenil, a criança e o fazer literário analisei algumas obras de Ana Maria Machado. Pois como a própria Ana disse em seu livro Ilhas no tempo, algumas leituras: “ao ser lido, um livro deixa de ser apenas do autor que o escreveu e passa a ser também propriedade do leitor, é apropriado por quem o lê, começa a fazer parte do imaginário de outra pessoa, de sua memória, de sua bagagem cultural pessoal. Ao serem publicados (dados ao público) e lidos, os livros deixam de pertencer exclusivamente ao autor e são reapropriados pelos outros”. Sendo assim, me apropriei de algumas obras de Ana Maria e dialoguei com elas e com as crianças e jovens. O resultado vocês poderão ler no livro Nos bastidores do imaginário: criação e literatura infantil e juvenil, publicado pela Editora DCL em 2006. Confira o resultado na minha estante de livros!
Atualmente estou de presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ, http://www.aeilij.org.br/), e sou uma das curadoras e a mediadora do programa Leitura em Debate: a Literatura Infantil e Juvenil, da Fundação Biblioteca Nacional, 1º programa de literatura infantil e juvenil da Biblioteca Nacional. .
Em 2005, foi homenageada com a Biblioteca Escolar Anna Claudia Ramos, pela Escola Municipal Prof. Sylvio de Castro Galindo, em Angra dos Reis-RJ. Em 2009, foi homenageada com a Sala de Leitura Anna Claudia Ramos, pelo CIEP Tancredo Neves, no Rio de Janeiro.


E pra terminar...


... pra mim, escrever foi a maneira que encontrei de nunca parar de brincar, de sonhar e de imaginar. Escrever é uma forma de transformar a vida. Sempre me lembro da criança e da adolescente que fui que é pra entrar em sintonia com meus sentimentos e falar do meu imaginário para o imaginário das crianças e dos jovens. Quero ser sempre cúmplice dos sentimentos das crianças e dos jovens. Quero falar da vida sem medo, quero falar de sentimentos sem disfarce. Quero brincar com o imaginário tal como um dia brincaram com o meu. E foi assim que decidi que nunca ia escrever nada forçado só para dizer alguma coisa, porque o que eu tenho para dizer a história conta por si só. Sempre quis escrever histórias com respeito pela criança e pelo imaginário. Histórias com alma, com vida. Quero pras minhas histórias o mesmo universo mágico das histórias que me encantaram quando menina. A mesma irreverência, os mesmos vazios pra eu poder preencher com as minhas vontades.
Bem, é isso aí o que eu tinha pra contar pra você. E se você quiser falar comigo, me mande um e-mail: anna@annaclaudiaramos.com.br Vou adorar receber!!!


Um beijo da Anna Claudia


Museu de Belas Artes



O Escrevendo com Escritor foi convidado para ser parceiro do Museu de Belas Artes, instituição que tem entre seus objetivos a promoção da arte e da cultura. Este fato se deu pelo projeto além de estimular a leitura e a escrita, também desenvolver trabalhos artísticos e o gosto por frequentar o teatro. É mais uma conquista que nossos pequenos escritores saberão aproveitar.
O Museu de Belas Artes recebe apoio do Instituto Francisca de Souza Peixoto e da Companhia Industrial Cataguases e patrocínio da Lei Rouanet.

Andrea Toledo

52 comentários:

Maria Júlia e Mariana disse...

Olá Anna estamos muitos ansiosos de ler os seus livros!!!
Beijos e abraços de: Maria Júlia e Mariana, da sala da professora Edilena!
5º ano...

Diego e Marlus disse...

Estamos ansiosos para conhecer você e seus livros.

Abraço e beijossssssss

Diego e Marlus.

Lorena e Katlheen disse...

Anna Claudia estamos doidas para os livros chegarem,e a sua chegada,achamos você muito bonita um beijão.

Emanuella e Ester disse...

Olá Anna Cláudia,
Seja bem-vinda ao Escrevendo com o Escritor, estamos ansiosas pra ler os seus livros!! !!

Emanuella e Ester
Escola
"Guido Marliére"
5º ano prof: Edilena

Pedro Henrique e Gustavo disse...

Seja bem vinda a Cataguases, estamos muito ansiosos para te conhecer...

Marina e Taynara disse...

Oi Anna Claudia
Estamos ansiosas para te conhecer
e ler uma de suas histórias.
Abraços
Marina e Taynara da sala da professora Edilena - 5º ano da Escola Estadual Guido Marliere

Letícia e Thaís disse...

Olá Anna Claudia, estamos ansiosos para te conhecer. Você é muito bonita e interessante.
Beijos de Letícia e Thaís!
Tchau, até +!

Lucas e Reidner disse...

Anna Claudia estamos ansiosos para conhecer seus livros.
Abraços,
Lucas e Reidner.

Leonam e Leonardo disse...

Oi Estamos anciosos para conhecer seus livros.
Estamos doidos que ele chegam em Cataguases.
beijo xau

Maicon e Matheus disse...

Anna Claudia Ramos, nós estamos muitos ansiosos para ler os seus livros. E você é muito bonita.
Maicon e Matheus.
Professora Edilena.

Douglas disse...

Ana claudia,estamos malucos para conhecer seu livros todos queremos que o seu livro chega rapido aqui em cataguases estamos esperando

beijos

Douglas

prof Edilena

CAROLINA E ALICIA disse...

Estamos anciosas para te conhecer e claro tambem seus livros.♥♥
Seja bem vinda a Cataguases

Somos alunas da professora Edilena
da escola estadual Guido Marliere
10000 beijos ♥♥

Luan eBrendo disse...

Olá Anna Claudia Ramos nós estamos ansiosos para te conhecer você.Luan e Brendo

João Pedro e Daniel disse...

Anna Claúdia, estamos muito curiosos para te conhecer melhor, e ler seus livros.
Você é muito linda e especial.

Obrigado
pela atenção.

João Pedro
e
Daniel

Julia e Eduarda♥ disse...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
OlÀ Anna
Estamos muito ansiosas para te conhecer

beijooooooooo!!!!♥♥♥♥♥

de julia e eduarda
tia edilena
guido marliere♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥!

Heitor disse...

oi meu nome e Heitor, eu estudo na Escola Florescer.
Vou adorar te conhecer, e tenho certeza que vou gostar muito de seus livros; eu adoro ler.
Prof.: Cristina e Michele

Lucas disse...

Oi Anna Claudia, meu nome é Lucas, estou muito feliz de trabalhar com seus livros.
Vc já e muito especial para nós. Tchau
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Prof.: Cristina e Michele
Centro Educacional Florescer

Alanna disse...

oi Anna Cláudia
estudo na escola Centro de Educação Florescer!É uma escola fazenda muito legal a gente passeia, tira leite de vaca, anda a cavalo e acima de tudo aprendemos a ser feliz!!É muito legal!Aposto que irei gostar de você!!
Um beijão da Alanna♥.

Beatriz disse...

Oi Anna Claudia, Sou Beatriz Sasso e estudo no Florescer . Vou contar algumas coisas que nós fazemos lá na escola: nós tiramos leite da vaca,brincamos,estudamos e muito mais. Beijos Beatriz

Pedro disse...

Oi, eu sou Pedro e estou estudando na escola Florescer, vai ser muito legal te conhecer. Eu gosto muito de ler, e vou adorar ler os seus livros. Vai ser bem legal
Um abraço Pedro do 4º ano.
PRof.: Michele e Cristina

Priscila disse...

oi Anna Claudia tudo bem? Aqui e`a Priscila do Centro de Educação Florescer,você é uma excelente escritora .
Mil beijinhos e abraços.

Priscila

Maria Júlia disse...

Oi Anna Cláudia tudo bem?
Eu sou a Maria Júlia Severiano e estudo no Florescer adoro ler.
beijinhos e abraços tchau!

Maria Júlia Nogueira disse...

Olá, Anna Claudia, Estou muito ansiosa para te conhecer o meu nome é Maria Júlia Nogueira. Estudo na escola Centro de Educação Florescer. No Florescer nós nos divertimos muito; nós brincamos, andamos a cavalo, andamos de trator, nadamos na piscina e muito mais(todas as diversões que uma criança pode ter. Anna Cláudia quero muito te conhecer. Beijinhos Maria Júlia Nogueira Lima♥♥♥♥♥♥♥♥♥

João Pedro disse...

Anna Claudia sou do Florescer. Ficaremos felizes com você como nossa nova parceira.

Beijos João Pedro
Prof.: Michele e Cristina
Centro de Educação Florescer

BEATRIZ disse...

ANNA CLÁUDIA,
EU SOU A BEATRIZ SOU DA ESCOLA FLORESCER. NÓS GOSTARÍAMOS MUITO DE TE CONHECER. ONDE NÓS ESTUDAMOS TEM MUITOS ANIMAIS,PLANTAS,NATUREZA E UMA BELÍSSIMA FAZENDA. LÁ NA ESCOLA DÁ PARA ANDAR A CAVALO,TIRAR O LEITE
DA VACA E MUITAS OUTRAS COISAS.
BEIJOS DA BEATRIZ PUSSENTE

Tomás e Gabriel Carias disse...

Oi estamos felizes de te conhecer.Estudamos no Centro de Educação Florescer. Vamos gostar muito de você, um abraço de nós dois aqui.Tomás e Gabriel

Igor disse...

oi Anna Cláudia tudo bem?
Quero muito te conhecer.
um beijo do Igor

Fátima Campilho disse...

Tudo bem, Andréa!
Parabéns pela participação como finalista do prêmio Educadores Inovadores.
Ser diferente já é difícil, com literatura então, nem se fala.
Acompanho o belo trabalho de Anna Cláudia há muito tempo. É ótima escritora, muito competente em tudo o que faz e muito simpática.
Abraços.

Unknown disse...

Ontem, dia 31 de agosto comemoramos o dia do Blog. para seguir a tradição estou postando 5 blogs para que os meus visitantes conheçam esses blogs e o blog indicado fará o mesmo.
Bjos

Joéliton Santos disse...

olá. tenho 17 anos e já escrevi meu primeiro livro, até publiquei-o. E estou escrevendo o segundo. Gostaria que você me entrevistasse, ou fizesse uma matéria sobre mim e meu livro. Pode ser?
Preciso de uma ajudinha para mostrar meu trabalho a todos.
Abraços

Andrea Toledo disse...

Ei, Joéliton! Obrigada por sua visita ao Escrevendo com Escritor. Fico feliz por você tão jovem, além de gostar de ler e escrever já possua um livro publicado, privilégio de poucos. Quanto ao seu pedido ajudarei a divulgar seu livro, claro. Só não vou entrevistá-lo porque não trabalho com jornalismo, mas vou indicá-lo para alguns conhecidos meus, ok?
Forte abraço! Seu blog está muito bacana!! Andrea

Isabella Reis e Geovana Pinheiro disse...

Que bom uma mulher!!!!!!
Estamos ansiosas para te conhecer...
Queremos tb ler seus livros, pela foto vc parece muito legal e simpatica..............
Beijos
e
abraços

Iago e Gustavo disse...

Oiii. Estamos ansiosos para conhecer vc.
Doidos para ler seu livro...


Beijos Iago e Gustavo

paula disse...

OLA ANNA TUDO BEM COM VOCÊ?
ESTOU FELIZ EM ESCREVER COM UMA ESCRITORA MULHER
BJIM!!!
PAULA

Sophia e Shmeichel disse...

Olá Anna estamos muitos ansiosos com a sua chegada!
beijos






Sophia e Shmeichel

Isabella Reis e Geovana Pinheiro disse...

Estamos loucas para te conhecer........
Uma mulher, que legal!!!!!!!!!
Beijos de suas fãs mais recentes...

Eliete disse...

Olá Anna Claudia, sou professora do 4º ano e estamos todos ansiosos em te conhecer e conhecer seu trabalho. Um abração. Você vai gostar da cidade e de todos nós. Somos um povo simpático e acolhedor.
Eliete

yssis e lavinia disse...

Ola Anna estamos ansiosas para conhecer vc e seus livros e queremos conhecer um pouco mais do seu trabalho♥♥♥♥♥♥♥

beijos e abraços de ysis e lavinia♥♥♥

Anônimo disse...

ANNA CLAUDIA RAMOS ESTAMOS MT ANSIOSAS PARA TE CONHECER MELHOR!!!ESTAMOS TE ESPERANDO: UM ABRAÇAO E UM BJAO!!!

MARIA JULIA E GABRIELA♥♥♥

Luan disse...

Estamos curiosos(a) para conhecer seus livros!!!
Anna qual livro voce já fez???

MARIA JULIA E GABRIELA disse...

ANNA CLAUDIA RAMOS ESTAMOS MT ANSIOSAS PARA TE CONHECER MELHOR!!!ESTAMOS TE ESPERANDO: UM ABRAÇAO E UM BJAO!!!

MARIA JULIA E GABRIELA♥♥♥

Lara e Paloma disse...

oi!
Anna, estamos ansiosas para ler seus livros e te conhecer pessoalmente.
beijinhos
Lara e Paloma

Rodrigo disse...

Anna Cláudia Ramos
Tenho certeza de que vou gostar dos seus livros.
Anna Cláudia me conta como são seus
livros vou te passar o meu orkut e rodrigoamorimrocha10@hotmail.com.

Rodrigo

Kaio e Rafael disse...

OI Anna Claudia Ramos! Tudo bem? Estamos curiosos para conhecer seus livros!!!

Kaio e Rafael

lavinia disse...

Etamos curiosos para conhecer os seus livros estamos felizes que voce vem conhecer a gente

Matheus e Fillipe disse...

Oi Anna,
estamos doidos para conhecer você e seus livros...

beijos

Matheus e Fillipe

Roberta e Jéssica disse...

Olá estou doida para te conhecer e conhecer o seus livros Beijo Roberta e Jéssica

Josina e Sthefany disse...

Oi Anna Claudia Ramos
estamos muito curiosas para te conhecer.
você parece ser muito legal.


beijos
e
abraços

Barbara e Jayni disse...

Anna Claudia Ramos estamos curiosos para ver suas coisas fantástica que você vai fazer quero conhecer seus livros, histórias e etc.

Te adoro

beijosssssssssssss!

de Barbara
e Jayni

Anna Claudia disse...

Andrea e todos que me postaram mensagens tão carinhosas, não vejo a hora de estar aí com vocês, conhecendo cada um, batendo um papo gostoso e falando de livros, histórias, sonhos e fantasias. Em breve vou enviar um início de histórias para vocês interagirem comigo, combinado?
Um beijo bem grande em cada um
Anna Claudia

Patryck e Eduardo disse...

Anna Claudia Ramos,
É com grande alegria que escrevemos pois gostamos muito do seu livro(Apenas Diferente).Esse livro é a verdadeira literatura brasileira.
Abraços de
Eduardo e Patryck

Alinhavando Emoções disse...

Rita Camargo - Iracemápolis-sp

Olá, Ana Claúdia!
Já conhecia alguns de seus livros pela biblioteca da escola, mas foi um prazer imenso ve-la no programa do Ziraldo.
Também gostaria de fazer o curso com Você.

Parabéns

Um forte abraço

Rita Camargo