06 agosto 2008

Apresentamos Fábio Sombra

Para não deixar os amigos que gostam de ler nossas histórias nervosos de curiosidade, resolvemos apresentar logo de uma vez nosso novo amigo escritor. O nome dele é Fábio Sombra. Estamos curiosíssimos para conhecê-lo pessoalmente, porque além de escritor ele é pintor, viajante, ilustrador (ele mesmo ilustra seus livros), repentista, violeiro, e o melhor...blogueiro como nós. Temos certeza que teremos muitas aventuras juntos. Vamos deixar agora que ele se apresente.


“Meu nome é Fábio Sombra (o Sombra não é apelido: é nome de verdade, tá?). Nasci no Rio de Janeiro e é nesta cidade que vivo até hoje. Porém, ao contrário de muitas pessoas que nascem e passam as suas vidas inteiras em cidades grandes, eu tive oportunidade de conhecer de perto a vida na roça. A família de minha mãe era do interior de Minas Gerais e foi na fazenda de minha tia avó que passei muitas férias, aprendi a andar a cavalo, pescar, nadar em córregos e, principalmente, aprendi a gostar de ouvir e contar histórias à noite, ao pé de um fogão de lenha.
Na vida. Já fiz muitas coisas: já fui advogado, já pintei quadros e fiz exposições de minhas pinturas em museus e galerias ao redor do mundo. Tenho quadros meus em coleções e museus na França, em Portugal, na Alemanha. Depois, por uns tempos, fui guia de turismo e, com isso, viajei ainda mais. Conheci países distantes. Como a Rússia, Hungria, República Tcheca, Áustria, Polônia... Um tanto de lugares que daria uma lista enorme.
Eis que um dia, de volta ao Brasil, fui convidado para ilustrar um livro infanto-juvenil. Era a história de Aladim e a lâmpada maravilhosa, recontada em versos de cordel pelo grande poeta Patativa do Assaré. Ao final, fiquei tão encantado que resolvi começar a escrever e a ilustrar meus próprios livros. Desse dia em diante não parei mais, já publiquei quatro livros e estou com vários outros prontinhos para sair.
Nas histórias que escrevo, gosto de falar das coisas que admiro e tomei gosto desde a infância. Falo de disputas de versos e violeiros. Aliás, eu gosto tanto desse instrumento, a viola caipira, que aprendi a tocá-lo. E de tanto tocar, acabei gravando um CD com as músicas que compus.
Na verdade, sou um apaixonado pela cultura popular brasileira. Na época do Natal, por exemplo, largo tudo o que estiver fazendo e corro para o meu sitiozinho, na cidade de Lajinha, na Zona da Mata de Minas Gerais onde criei um grupo de folias de reis chamado A Caravana do Oriente. É um tempo muito gostoso, onde a gente, de noite, sai pelas estradas visitando sítios e fazendas para anunciar, com músicas e versos o nascimento do menino Jesus.
Eu também faço viagens de pesquisa sobre o folclore brasileiro. Já viajei muito pelo Brasil, entrevistando pessoas, documentando e registrando danças, cantos e histórias que vivem na rica memória do nosso povo.
Enfim, quem quiser saber mais sobre meus livros, minha música e os eventos em que participo, por favor sejam bem-vindos ao meu blog: http://www.fabiosombra.com.br/

36 comentários:

Anônimo disse...

Oi Fábio Sombra, tudo bem?
Meu nome é Thomás. Eu gostei muito de suas músicas e de seus livros também.
Estou esperando por você aqui em cataguases.
Um abraço do seu amigo,
Thomás de Andrade
E.M.Professor Antônio Amaro

Anônimo disse...

Olá Fábio Sombra, tudo legal?
Eu sou o Carlos Daniel. Aqui na escola nós fizemos uma dança com a sua música na apresentação do dia do folclore e ficou muito bonita.
Estou esperando por você.

Um abraço de Carlos Daniel
E.M. Professor Antônio Amaro

Anônimo disse...

Fábio Sombra,

Eu queria te conhecer.
Eu, Eduarda e os meus colegas fizemos uma dança com sua música e ficou muito bonita e eu gostei. Todo mundo da minha escola aplaudiu!
Estamos te esperando!!!
Maria Eduarda Leazze.

Anônimo disse...

Fábio sombra adorei a sua música. Ela é linda, linda mesmo.
Estamos esperando você aqui.
Que Deus lhe dê muito sucesso.
Parabéns.
Abraços de Amanda de Cássia

Anônimo disse...

Olá Fábio Sombra, tudo bem?
Foi na aula de informática aqui do instituto que te conheci. Meu nome é Wellington Dutra. Na internet você estava numa foto linda na árvore.
Eu adorei sua música. Já até apresentamos uma dança com ela na comemoração do folclore.
Espero por você.
E.M.Professor Antônio Amaro

Anônimo disse...

Como vai Fábio sombra, tudo legal?
Meu nome é Karla e eu estou esperando para te conhecer. Suas músicas e seu livro são muito legais.Minha professora já até ensaiou a música para uma apresentação na escola. Ficou muito bonita.
Um abraço da Karla
E.M.Professor Antônio Amaro

Anônimo disse...

Fábio, você é muito talentoso! Gostamos muito de seu livro.
Pablo Silva e Maycon

Anônimo disse...

Puxa, achei super legal um livro repleto de rimas... Gostei

Anônimo disse...

Que peleja sensacional! Você caprichou. Ficamos torcendo por Magrilim.

Anônimo disse...

Gostamos de ver o rei Percival sendo morto pelos peixes dourados, afinal ele era muito cruel. Que casamentão aconteceu!

Anônimo disse...

Maior que o Cristo Redentor
Mais doce que o Pão de Açúcar
Mais importante que o Maracanã
Foi o amor de Jezebel e Magrilim.

Anônimo disse...

As rimas estão impecáveis... Se melhorar mais estraga...

Anônimo disse...

Oi Fábio! Que bom que vamos estar juntos novamente. As crianças estão super-animadas com este reencontro...
e A-DO-RA-RAM o seu livro novo!
Muitos beijos,
Juliana Iennaco

Anônimo disse...

Olá, Fábio Sombra,

ano passado fui a uma palestra sua no Cine Edgard, aqui em cataguases. Também li seu livro da princesa Jesebel e o violeiro Magrilim. Estou encantada por essa cultura. Parabéns.

Anônimo disse...

gostei muito das suas hisorias te adimiro como escritor to louco pra te ver frente a frente até

Anônimo disse...

Oi Fabio, tudo bem? Aqui é o Caiho. Eu queria que você viesse aqui na FIC de novo, abraços.

Anônimo disse...

Oi, fiquei muito feliz quando soube da notícia que você vem para Cataguases outra vez, a útima história que você escreveu A princesa Jesebel e o violeiro Magrilim é linda, continue fazendo histórias bonitas como essa, estou ansioso para sua chegada aqui em Cataguases.
Tchau!
Oder
Colégio de aplicação-Fic

Anônimo disse...

Oi Fábio,você é muito bom nas

histórias. Beijos
Tábata

Anônimo disse...

oi fábio,
meu nome e isabela. Moro em cataguases. Estudo no colegio de aplicação.
gostaria de te conhecer!
adorei a sua fabula jezebel e magrilim!
um beijo da isabela!!
FIC- 3a. série

Anônimo disse...

olá,
Fábio Sombra, o meu nome é Beatriz Rios. Estudo na fic,Colégio de Aplicação. Adorei a sua história da prisesa Jezebel e o Magrilim o violeiro.

Anônimo disse...

ola!!!fabio o meu nome é:lara li sua historia ela é bem legal. Queria que voce viesse aqui na fic . beijos

Anônimo disse...

ATENÇÃO

Queremos fazer uma biblioteca para
o bairro Thomé e contamos com sua
coloboração de doar para a
biblioteca R$00,50,R$00,25 e vocês
podem doar livros também.
O local de contribuição será no:
Bairro:Thomé
Rua:Eugênio Mendonça nº.15 (garagem ao lado).

OBRIGADO pela
colabaração

Anônimo disse...

Nossa! Quantos comentários bacanas! Olha, gente, aqui é o Fábio Sombra e mal posso esperar para conhecê-los e apreciar as surpresas que sei que estão preparando para mim... Vou estar com vocês em Novembro e vai ser um encontro inesquecível!

Etòile Vermelha disse...

oi. bom dia!!
conheça parte d minhas obras
http://paluzza-artealternativa.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá Fábio,
Somos nós, suas amigas do PROLER
E estamos ansiosas em de novo te ver
Seu livro é um sucesso entre toda a criançada
Que acha sua história divertida e engraçada
Todos estão contando os dias para te conhecer
E temos certeza que este encontro muito rico então vai ser.
Beijos...

Anônimo disse...

Fábio,
somos alunas da E.E. Coronel Vieira e adoramos conhecer sua história. O PROLER falou de você e estamos muito felizes com esse encontro.

silvana disse...

Fábio,
Adorei conhecer sua história,sua vida.adimiro você como escritor.Parabéns.Um abraço.

Levina disse...

Boa tarde Fábio!
Muito legal suas histórias.Foi o máximo. Parabéns pelo talento.Tenho admiração por muitos escritores. Um deles é você.
Parabéns!!!!!

geraldo disse...

Achei o máximo seu livro, muito diversificado, pois se trata de vários assuntos. Vale a pena parar para: ler, refletir e colocar em prática suas dicas. Parabéns.

Ivonete disse...

Parabéns Fábio, você é um escritor sensacional! Aliás,escritor não.Um artista sensacional! Um abraço!

Thereza disse...

Oi Fábio, nos conhecemos há alguns anos atrás, num evento no Rio Centro e vc me presenteou com alguns desenhos ...e depois não mais...bacana saber do seu trabalho...gostaria de conversar mais à respeito.

Unknown disse...

OI, FÁBIO. MEU NOME É JANE E TRABALHEI EM 2009 COM UM DE SEUS LIVROS PARA INCENTIVAR MEUS ALUNOS A ESCREVEM CORDEL. DEU MUITO CERTO E PUBLICAMOS UM LIVRO. NESTE ANO, VOU APRIMORAR NOSSA PROGRAMA DE ESCRITORES MIRINS E CLARO, SUA OBRA ESTARÁ PRESENTE COMO PARTE DA FESTA... ATÉ.

Anônimo disse...

Oi Fábio Sombra...

Tenho admiração por todos que escrevem e compartilham suas ideias, criações, segredos... Gosto da sua arte, música, cores, fantasias. Li uma indicação na Revista Ciencia Hoje do ano passado(não me lembro qual mês), mas fiquei curiosa em conhecer seu trabalho. Sou professora do 2º ano no interior de Minas Gerais e fiquei muito feliz ao saber que você viria a nossa cidade, São Gonçalo do Rio Abaixo. Agora em Outubro, a sua presença será um grande presente para nós professoras e um presentão para nossas crianças. Seja muito bem vindo!!!!
Abraços,

Adriana Branco.

Adriana Branco disse...

Oi Fábio Sombra...

Tenho admiração por todos que escrevem e compartilham suas ideias, criações, segredos... Gosto da sua arte, música, cores, fantasias. Li uma indicação na Revista Ciencia Hoje do ano passado(não me lembro qual mês), mas fiquei curiosa em conhecer seu trabalho. Sou professora do 2º ano no interior de Minas Gerais e fiquei muito feliz ao saber que você viria a nossa cidade, São Gonçalo do Rio Abaixo. Agora em Outubro, a sua presença será um grande presente para nós professoras e um presentão para nossas crianças. Seja muito bem vindo!!!!
Abraços,

Adriana Branco.

Adriana Branco disse...

Oi Fábio Sombra,

Gostaria de agradecer pelo carinho e atenção aos meus alunos do 2º ano da escola de São Gonçalo do Rio Abaixo. Adoramos o bate-papo no Salão do Livro. Orgulho-me de fazer parte dos projetos de educação deste município.
Gostaria também de registrar a alegria da minha filha Ana luíza que se encantou ao ler o seu livro: "As dez filhas do seu João".
Parabéns pelo seu tão rico trabalho e a D. Mírian Blonski pela inicitiva deste tão nobre projeto.
O Município de São Gonçalo do Rio Abaixo certamente ganha muito com isso.
Um abraço,
Adriana Branco

Anônimo disse...

meu nome é Carla Bellezia, professora de Lingua Portuguesa, estou trabalhando com o seu cordel "O Reino do vai não vem" junto aos meus alunos , estamos encantados.