09 maio 2007

Vocês sabiam?

Atenção, crianças! Descobri que nosso amigo escritor tem um homônimo ilustre. A diferença é que o primeiro se escreve com “Z”. Leiam o texto a seguir e descubram um pouco mais sobre ele! Vocês encontrarão palavras que ainda não conhecem, mas não se preocupem, podem pedir ajuda à professora ou procurar na internet ou dicionário. Será que eles têm alguma coisa em comum? Conte-nos Tomáz!


Tomás de Aquino


Santo Tomás de Aquino nasceu em Roccasecca, 1225 e morreu em Fossanova, em 7 de março 1274. Foi um frade dominicano e teólogo italiano. Foi proclamado santo pela Igreja Católica.
Nascido em família nobre numa pequena localidade perto de Aquino, filho do Conde de Aquino, foi levado a abadia beneditina de Montecassino onde recebeu educação. Sua família esperava que viesse a ser monge beneditino e tinha a esperança de um dia vir a ser o abade daquele mosteiro.
Aos 19 anos fugiu de casa para, contra o desejo dos pais, para se juntar aos dominicanos mendicantes, entrando na Ordem fundada por São Domingos de Gusmão. Estudou filosofia em Nápoles e depois em Paris, onde se dedicou ao ensino e ao estudo de questões filosóficas e teológicas. Estudou teologia em Colônia e em Paris se tornou discípulo de Santo Alberto Magno que o "descobriu" e se impressionou com a sua inteligência. Por este tempo foi apelidado de "boi mudo". Dele disse Santo Alberto Magno: "Quando este boi mugir, o mundo inteiro ouvirá o seu mugido."
Foi mestre na Universidade de Paris no reinado de São Luiz e seus interesses não se restringiam a religião e filosofia, tendo também dado atenção ao estudo de alquimia, publicando uma importante obra alquímica - "Aurora Consurgens". Morreu na Abadia de Fossanova, quando se dirigia para Lião a fim de participar do Concílio de Lião, a pedido do Papa.


Nenhum comentário: