13 março 2007

Queridas pessoas que gostam de ler nossas histórias!

Depois de longas e demoradas férias voltaremos a escrever com nossos amigos escritores. O primeiro a escrever conosco este ano será Tomáz de Aquino Resende. Além de escrever ele também é Promotor de Justiça lá em Belo Horizonte, capital de nosso estado. Achamos que todos devem ler a primeira história que é a vida do nosso convidado e conhecê-lo melhor. Nós lemos e gostamos muito!


Nasci no Oeste de Minas, em Santo Antônio do Monte, mais exatamente num "casarão" meio assombrado do lugar chamado "Grotadas", em 09/04/1958. Menino "da roça", "arteiro", andei descalço até aos 7 anos, sou de uma família muito grande: tive 14 irmãos. Era, e sou, tão apaixonado com a leitura que antes mesmo de entrar para a escola já sabia ler - aprendi sozinho - na cartilha do "Lobo Mau e os Três Porquinhos". Lia tudo, jornal velho, revista antiga. Ia para a biblioteca pública e ficava lá até na hora de fechar quase todos os dias. Adorava ficar de castigo quando estudei em escola pública de Lagoa da Prata, é que o castigo era ler na biblioteca da escola. Trabalhei na "roça" e fiz o curso de Direito em Divinópolis/MG. Depois que formei fui advogado por seis anos. Passei em concurso público em 1990 e "virei" Promotor de Justiça onde sempre trabalhei na defesa da cidadania. Escrevi três livros "técnicos" na minha área de atuação. Uma noite não consegui dormir e fui "brincar" no computador: "puxava" uma figura e escrevia um pequeno texto sobre ela, o primeiro foi a figurinha de uma "pessoa", já dei o nome de João, a outra já era de uma cidade, ai virou João Cidadão. Passei a noite em claro. Quando mostrei para minha família no outro dia, o resultado da brincadeira, todos gostaram muito. Mostrei para um ilustrador (meu primo Antônio de Oliveira) e ele criou os desenhos, ai o editor de "o lutador" viu e quis imprimir. Agora o João, além de cidadão, não é mais meu, é João cidadão do mundo. Tem até grupo teatral lá em Lagoa da Prata. Legal, né? Sou ainda Promotor de Justiça, só que no fim de carreira, ai vou mudar de nome, "viro" Procurador de Justiça. Minha afilhada um dia perguntou: Padrinho, o Sr. procura o quê? eu respondi: Não sei, se eu achar, viro achador e não posso mais ser procurador.

Por Tomáz de Aquino Resende

8 comentários:

Anônimo disse...

Somos alunos da 3ª série da Professora Aparecida, na aula de hoje conhecemos a sua biografia e gostamos muito.
Apesar de faltar muito tempo para conhecê-lo mas ficamos anciosos.
m grande abraço.
Alunos da 3ª série

Anônimo disse...

QUERIDO ESCRITOR TOMÁZ DE AQUINO RESENDE...
SOMOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL GUIDO MARLIÈRE, DA 3ª SÉRIE. ESTAMOS ANSIOSOS E CURIOSOS EM CONHECER VOCÊ E AS COISAS QUE VOCÊ ESCREVE.
PELA SUA BIOGRAFIA, PUDEMOS PERCEBER, QUE SUA HISTÓRIA É UM EXEMPLO DE VIDA...´VOCÊ É UM HOMEM BATALHADOR E ESPERTO.
ESPERAMOS VÊ-LO LOGO!
ABRAÇOS!
TURMA DA D. LENIR

Anônimo disse...

Alunos da professora Joana cometam...
Adoramos conhecer a história de um cidadão tão "arteiro" como nós. Porém observamos como é importante seu trabalho na sociedade.
Esperamos que continue procurando sempre e com certeza encontrará muitos outros cidadãos.
Receba um abraço carinhoso
Alunos da Professora Joana

Anônimo disse...

Nós somos alunos da E.E. Guido Marlière. Estamos na 2ª série e nossa professora se chama Joana Cesário.
Achamos seu trabalho muito legal. Você mostrou que é muito inteligente e esperto. Seu trabalho é valioso, pois você cuida
da sociedade.
Continue escrevendo livros tão interessantes como João Cidadão.
Estamos repletos de curiosidade para ficar bem perto de você.
Abraços e beijos da turma da Professora Joana.

Anônimo disse...

Nós somos alunos da tia Carmen, estudamos na Escola Estadual Guido Marlière, estamos na 1ª série.
Queremos muito lhe conhecer e saber mais de sua história.
Beijos e abraços da turma da Tia Carmen

Anônimo disse...

Somos alunos da professora Alvina Esteves, estudamos na Escola Municipal Flávia Dutra, cursamos a 3ª série.
Adoramos a idéia de conhercemos um pouco de você, pois temos certeza que iremos adorar ler suas histórias.
Abraços de toda a turma.

Anônimo disse...

Oi
meu computador estava com defeito, só agora consegui acessar a página.
Obrigado pelos comentários.
Em breve nos veremos.

Abraços.

Tomáz

Anônimo disse...

Oi Tomáz!
Somos alunos da tia Mônica e queremos te dizer q fizemos um concurso de João Cidadão de sucatas. Ficaram lindos. O João do nosso amigo Pedro ganhou o concurso, em breve vc verá as fotos. Aguarde ok? Bjs