19 agosto 2012

Conheçam o Lalau!

Ei, pessoal!

O escritor que escreverá conosco este semestre é o Lalau. Ele nasceu e mora em São Paulo. Vamos ler seus livros e conhecer tudo da vida dele antes de começar nossas histórias. Peguei no site do Museu da Pessoa as informações abaixo, mas vocês devem visitá-lo para saber mais sobre o Lalau. Tem umas fotos muito legais de quando ele era pequeno e jogava futebol. Vale a pena dar uma conferida!

O vídeo que coloquei para vocês é da Revista Nova Escola e tenho certeza que irão adorar vê-lo falar sobre como escreve os livros que leremos em breve.

Vamos começar? !
Beijinho!
Andrea



Quem conhece os livros de Lalau, todos ilustrados pela sua fiel parceira Laurabeatriz, deve pensar que sempre teve preocupação enorme com a natureza. Afinal, boa parte dos seus livros fala de bichos, e muitos são ecologicamente corretos. Mas para a surpresa do leitor, Lalau também já gostou de ler sobre grandes caçadas.

Em sua defesa, diz que era criança, naquela época a preocupação com o meio ambiente era menos vigorosa, e não se interessava pela matança e desmatamento que os personagens provocavam, porque gostava mesmo era da aventura. Simplesmente gostava da ação, da descoberta, do mistério, das grandes narrativas heróicas dos personagens de um dos seus livros preferidos, Três Escoteiros em Férias no Rio Paraguai. O futuro autor não queria agredir a natureza, apenas ler e se divertir.

Ainda antes de ser o autor preferido de toda a fauna ameaçada do mundo, antes de publicar livros como Boniteza Silvestre ou Brasileirinhos – Poesia para os Bichos Mais Especiais da Nossa Fauna, o menino vidrado nas caçadas dos escoteiros seguiu a carreira publicitária. Trabalhou para algumas agências de São Paulo, e lá aprendeu a escrever um texto mais direto, simples, conciso, pronto para as crianças.

Quando a vida parecia caminhar definitivamente para o ramo publicitário, resolveu dar uma chance aos textos que estavam guardados na gaveta. Reuniu alguns poemas e os colocou debaixo da porta (debaixo da porta mesmo, não é força de expressão) do poeta José Paulo Paes, que não somente gostou, como também os enviou para a editora Companhia das Letrinhas. 
         
Quando José Paulo Paes retomou o contato com o autor iniciante, o primeiro livro de Lalau já estava em produção. Lançou então Bem-te-vi; depois veio Girassóis; em seguida, Fora da Gaiola... e ainda outros tantos que completam uma obra de poesias leves e musicais, e muitas vezes atentas aos problemas do meio ambiente.