Marialva Monteiro



Eu nasci em Salvador, Bahia. Mas, ainda pequena fui morar com os meus pais numa fazenda de cacau. A minha mãe é que me ensinou a ler. Só fui para a escola aos 11 anos de idade. Sou professora de cinema. Foi também a minha mãe quem me ensinou a gostar desta arte. Eu devia ser bem pequena quando fui ao cinema pela primeira vez, pois lembro que a sala de espera estava muito lotada e fiquei com medo das pessoas baterem o cotovelo no meu rosto. Estudei filosofia numa faculdade no Rio de Janeiro e lá também fiz um curso de cinema. Meu casamento foi celebrado por um padre muito importante e perseguido pela ditadura militar no Brasil chamado Dom Helder Câmara.  Tenho 3 filhos e 2 netos chamados Flora e Vinicius. Escrevi duas cartilhas e um livro sobre cinema intitulado “Cinema: uma janela mágica”.A coisa que mais gosto de fazer é dar aula de cinema e ver muitos filmes.

Desafio de Escrita





Oi crianças! Tudo bem com vocês? Que tal brincar comigo de cineasta?

O meu desafio é o seguinte: Primeiro vocês irão construir com uma caixinha, parecida com essa do vídeo, uma pequena câmera de brinquedo. De um lado vocês farão um pequeno círculo e do outro um retângulo um pouco maior.


O desafio será vocês olharem primeiro pelo círculo da câmera e desenharem em uma folha de papel ofício a imagem da forma que vocês enxergarem. Em seguida, vocês irão se aproximar alguns passos do objeto e irão desenhá-lo novamente, dando a impressão de que foi feito um zoom na imagem observada.


E então criançada, me digam! O que vocês veem? Vamos tirar lindas fotografias? Quando estiverem prontas entreguem para o Ivaldo, do Escrevendo com o Escritor, para que ele publique aqui no blog e eu possa vê-las antes de chegar a Cataguases.



Aguardo vocês!

Um beijo!

Marialva



E. M. Monsenhor Solindo
 







E. M. Manoel Dutra de Siqueira
 







Atenção crianças! Recadinho da Marialva!!

Oi crianças!! 
Estou muito ansiosa para conhecer vocês!
Vamos poder entender um pouco mais sobre a mágica do cinema!
Beijos para todos
Até lá!
Marialva Monteiro

 



Marialva, antes de ver seu vídeo e sua foto pensávamos que fosse assim....







Nos preparando para conhecer Marialva


 

6 comentários:

Ana Paranhos disse...

Atenção! É preciso que olhem sempre pelo lado do furinho

Escola Municipal Monsenhor Solindo disse...

Querida Marialva, estamos ansiosos para conhecer você! Será uma grande alegria e uma oportunidade impar, nossas crianças e professoras estão trabalhando com seu livro e gostando muito. Grande abraço,
Equipe da Escola Municipal Monsenhor Solindo.

Unknown disse...

Olá Marialva, os alunos da EM Francisco Rodrigues de Almeida querem saber qual a sua brincadeira preferida, quantos livros tem e quantos já leu. Abraço

Escola Monsenhor Solindo disse...

Marialva nossos alunos estão empolgados com seu livro e com sua visita em nossa escola, vamos te enviar os recadinho feitos por eles.

Marialva eu achei o seu livro muito interessante, pois é uma assunto diferente, nunca lemos sobre cinema. Também gostei muito de ler sobre um assunto que gosto muito.
Ághata F. Ferreira

Marialva eu achei seu livro muito legal. Goste d+.
Loiz Lene

Marialva, amamos o seu livro. Ele é interessante, nos ensinou sobre os filmes e cinema. Nele foi possível conhecer novos filmes. Os filmes preto e branco, são muito interessantes, assim como os que não tem fala. Estamos ansiosas para te conhecer, para saber mais sobre você, e o porque de fazer o seu livro "o cinema em postais".
Beijos,
Lavínia Cristina Silva e Maria Júlia Neves Garonce.

Marialva, o seu livro é muito legal, no início pensei que era chato como qualquer outro, mas estava enganado. Vou gostar muito de conhecer você.
Love!
Rickelmy

Marialva nós gostamos muito do seu livro, gostaríamos de te abraçar.
Amamos você!
Maria Júlia Nunes e Nathiely.

Marialva estamos esperando você aqui na nossa escola.
Beijos,
Carolaine.

Alunos do 4º ano da Escola Municipal Monsenhor Solindo.

Ana Paranhos disse...

oi crianças:
estou muito ansiosa para conhecer vocês!
Vamos poder entender um pouco mais sobre a mágica do cinema!
Beijos para todos
Até lá
Marialva Monteiro

tia sol disse...

Olá,Marialva estamos ansiosos para te conhecer.A nossa professora leu seu livro pra nos.Achamos muito legal,conhecer um pouco sobre a histohis do cinema.Somos muito pequenos e ainda não entendemos muitas coisas,somos alunos do 1 ano da tia Sol.Estamos te aguardando.Beijos!