Lili Balonecker



Oi, gente! Meu nome é Liliane Balonecker, mas vocês podem me chamar de Lili. Eu sou poeta, escritora, uma criadora de histórias, uma contadora de histórias... Quando eu era beeem pequenininha, a coisa que eu mais gostava de ler e de ouvir sabe o que que era? “Era uma vez”... Aí, quando eu ouvia isso, uma mágica acontecia... A minha imaginação me levava a fazer muitas viagens, a conhecer reinos distantes, príncipes e princesas, bruxas... E minha imaginação foi ficando tão boa, mas tão boa, que eu cresci e continuei a viajar, só que eu passei a escrever as minhas próprias histórias... Hoje eu escrevo histórias, conto, canto, encanto... O resto eu conto pessoalmente aí para vocês! ;)


Desafio de Escrita




Você tem um bicho de estimação? Se você leu a minha história, vou te contar um segredo: o Pinho existiu de verdade! Foi um galo que eu tive na infância. E eu gostava tanto dele a ponto de considerá-lo meu amigo. Tanto que resolvi escrever uma história sobre ele. Então lá vai a minha proposta!
Meu desafio de escrita é que você transforme o seu bicho de estimação em personagem de alguma história de aventura. Ele pode ser bem loucão e engraçado, como meu galo, ou pode ter outras características que você quiser inventar. Lembre-se de que na literatura tudo é permitido: você pode usar sua imaginação à vontade! Então, você pode atribuir ao seu bichinho características físicas, até traços da personalidade dele você pode criar. E se você não tem um bicho de estimação, pode usar sua imaginação para inventar o bichinho que você gostaria de ter e criar uma história com ele. Então vamos lá! Me diz o nome de seu bicho de estimação, me conta tudo sobre ele e invente uma aventura que ele tenha vivido junto com você ou junto com outros animais. Vamos botar nossa imaginação para fazer peripécias! Tenho certeza de que as histórias vão ficar fantásticas!


Atenção crianças! Recadinhos da Lili!!


1- Que emoção! Vou ali desmaiar de felicidade e já volto!
     2- Vocês não imaginam como o meu coração está transbordando de felicidade ao ler, ver e ouvir tanta lindeza!  
     3- Estou contando os minutos para estar aí com cada um de vocês! Amei cada texto de uma forma muito especial. Parabéns a todos!  
      4- Vocês são muito criativos! Podiam ser escritores!




E. M. Maria José Peloso

Professora Solange Alves de Oliveira Barbosa

Laura Pereira da Silva Lino

Meu Bicho de estimação é um cachorro. O nome dele é SNOOPY

Minha vizinha tinha uma cadela com muitos cachorrinhos. Como ela não tinha aonde colocar tantos cachorros, sendo que sua casa é muito pequena, minha irmã pediu e ganhou um cachorrinho muito levado.

Fiquei muito feliz, principalmente porque meu cachorro é da raça pinchi.

SNOOPY brinca muito comigo e com as pessoas, além de latir muito.

Antes, a minha família não queria ter cachorro, mas agora todos ficaram apaixonados por ele e cuidam com o maior carinho, mantendo sempre o portão fechado para ele não fugir.

Agora temos que olhar para o chão, por medo de pisar no SNOOPY.

Meu cachorro é muito divertido e alegra muito minha família. Teve um dia muito engraçado em que o SNOOPY sumiu e todos nós ficamos preocupados. Meu tio saiu a sua procura pela rua. Depois de tanto procurar, sabe onde ele estava? Estava no beco, deitado dentro do carrinho de bebê da minha boneca.

É muito importante ter um animal em casa porque nos faz companhia, dá carinho, amor e alegra nossa vida.
 

Escola Municipal Professor Antônio Amaro – Cataguases

Professora Raquel



Cauan da Silva Teófilo


            Eu sempre quis um bicho de estimação que pudesse ser meu amigo. Um dia eu estava andando pelo parque e vi uma caixa com vários buraquinhos. Ouvi  barulhos vindo de dentro da caixa. Ela se mexeu. Então resolvi olhar o que tinha lá dentro. Quando olhei, era um cachorrinho, tão bonitinho! Peguei a caixa e levei para casa. Eu achava que ele tinha dono, mas minha mãe disse que não. Fiquei muito feliz por ter encontrado ele. Fomos ao Pet shop e compramos uma casinha bem confortável para ele. Coloquei a casinha bem no meu quintal e fui correndo contar para minha irmãzinha, que ficou muito feliz. Aí, lembrei da melhor parte, dar um nome a ele. Como gosto muito do Zorro, resolvi batizá-lo com esse nome.
 

Escola Municipal Maria José Peloso – Cataguases
 1º ano - Professora Roseni





Escola Municipal Professor Antônio Amaro – Cataguases
 3º ano - Professora Maria Aparecida Roíiz

            O animal que tem na minha casa é um gato que se chama Félix. Ele é tão bãozinho, fofinho, peludinho e bonitinho. Eu cuido dele, dou comida para ele e água também. Ela também gosta de lugar quentinho para dormir e se tiver com fome ele vai até a comida dele. Ele gosta de correr. Ele é arteiro! Desenrola o novelo da vovó e ela corre atrás dele. E no final, ele acaba se enrolando novelo e toma o maior tombo.



Davi

_____________________________________________________________________________



            O meu cachorro de estimação é muito fofinho e o problema é que ele avança nas pessoas e fica rasgando roupas e os sapatos da minha mãe. Às vezes,  fica querendo morder em mim e nas pessoas que passam na rua. Aí eu dou ração e leite e ele fica mais calmo e feliz.


Luiz Gustavo Silva Megre
____________________________________________________________________________

            Era uma vez um galo Carijó que vivia tranquilo com seu amigo em uma casa. Um dia resolveu fazer travessuras e subir na cama do amigo. Muito curioso subiu na janela. Fez tanta gracinha que escorregou e caiu. Não sabia voar e caiu lá embaixo e se machucou.
            Esperou, esperou e ninguém apareceu.
            Depois de um tempo passou uma pessoa e viu o galo pedindo socorro.
            A pessoa socorreu o galo e o levou para sua casa sem se preocupar com seu dono.
            No dia seguinte, o galo todo cheio de machucado e curativo e a pessoa  procuraram o dono, mas ele não conhecia o local onde morava.
            Demorou muito e o galo melhorou e ficou famoso.
            Nas imediações, a pessoa procurou saber e descobriu o dono do galo que estava trite por ter perdido seu animal de estimação.
            A pessoa despediu do galo que estava feliz e a família também ficou feliz.

Texto coletivo
 


Escola Municipal Prefeito José Esteves – Cataguases
1º, 2º e 3º anos -Professora: Dulcemar Barbosa


Sempre vi meus amigos com um animalzinho de estimação. Uns tinham cachorro, outros tinham gato e tinha um que tinha até um lagarto esquisito. Eu achava o máximo! Então resolvi pedir um para meus pais, eles não concordaram. Como sofri! Sempre pensava que era uma criança sem sorte.
De tanto sonhar acordado com um, eu sonhei de verdade dormindo. No meu sonho o meu animal de estimação era “diferentão”, maneiro e muito bagunceiro.
Eu conversava com ele, brincávamos muito. Nesse sonho ele me deu um sustão. De repente ele saiu do meu quarto e foi para a cozinha. Lá ele mexeu em tudo e comeu tudo que viu pela frente. Foi para o banheiro e abriu o chuveiro, se molhou todo, deu várias descargas, deixou a torneira aberta e ainda por cima se enrolou todo no papel higiênico. Lembro que eu tentava impedir e não conseguia. Fui ficando desesperado!
Acreditem se quiser!  Para piorar, depois dele deixar a casa de pernas para o ar, foi em direção ao quarto de maus pais. Meu corpo gelou e meu coração veio parar na boca. Ele entrou no quarto e começou a pular em cima dos meus pais. De repente eu acordei e para minha surpresa eram meus pais pulando em cima de mim desejando um feliz aniversário e me presenteando com um lindo bichinho de pano, que dei o nome de Dinossauro Hulk. Ele se tornou meu bichinho de estimação.
Este foi o dia mais feliz da minha vida!


Escola Municipal Prefeito José Esteves – Cataguases
 4º, e 5º anos - Professora Rayanne Gonçalves Martins

Uma linda girafa
Lorran

Um dia encontrei uma linda girafa na floresta ela se chamava Totó, eu estava perdido, fui até ela e perguntei se ela podia me ajudar e ela disse que podia sim.
Eu perguntei se ela viria morar comigo e ela disse que queria muito. Minha mãe ficou assustada e falou pra colocá-la no quintal por alguns dias.
Nestes dias Totó ficou doente, mas eu cuidei dela com carinho e no outro dia ela melhorou.
Para comemorar fiz uma festa e ela ficou muito contente, virou amiga de todos para sempre e meu bicho de estimação.


Meu animal predileto
Ana Luiza

Em um domingo, minha mãe apareceu com um patinho de presente pra mim. Dei a ele o nome de Mel, eu fiquei muito feliz, pois era meu animal preferido e seria de agora em diante meu bichinho de estimação.
Eu não sabia nadar e ela me ensinou, na primeira vez quase me afoguei e ela me salvou. Nós ficamos muito amigas.


Minha borboleta
Maria Vitória

Um belo dia quando brincava na natureza, encontrei uma borboleta. Eu a levei pra minha casa cuidei dela e ela nunca mais saiu de lá.
Aí eu comprei um gato, mas então nunca mais podia brincar com a borboleta. Então um dia eu fui pra roça e quando voltei pra casa, estava tudo uma bagunça, aí eu mandei o gato embora.
Agora podia de novo brincar com a borboleta que era meu bichinho de estimação e assim ficamos felizes para sempre.



Meu bichinho de estimação preferido
Yasmim

Eu criei um bichinho muito fofo. Em um domingo eu fiquei muito feliz porque encontrei Loli, uma gansa que tinha filhotinhos.Ela e seus filhotinhos vieram brincar comigo. Hoje ela mora na minha casa e todos os dias vivemos muitas aventuras legais!!Essa gansa que dei o nome de Loli é meu animal de estimação preferido.


Animais de Estimação

Lili, estamos te esperando aqui!

Perdemos o nosso galinho :-(



31 comentários:

cacati disse...

Um outro final para a história: "Bicho de Estimação", Lili Balonecker

Pela manhã acordei,
E a saí procurando Pinho
Resolvi investigar
Mas não sabia por qual caminho

Uma idéia me surgiu,
Este danado não sumiu!
Está querendo me assustar.
Quando ele aparecer,
Uma bronca vai levar

Sei que vai aparecer
Para a panela não foi não.
Procurei, procurei...
Adivinhem onde encontrei?
Na casinha do cão Tião.

Ele me deu um susto,
Que não tem explicação.
Dei uma bronca danada
Neste galo fujão.


Texto coletivo dos alunos do 1º, 2º e 3º anos da E. M. Prefeito José Esteves.
Professora: Dulcemar Barbosa da Silva Theodoro

cacati disse...

Outro final para a história “Bicho de estimação” de Lili Balonecker. Alunos do 4º e 5º anos – E. M. Prefeito José Esteves

Um dia, sonhei que um lobo veio pegar o Pinho, então gritei e saí chorando pela cidade afora até a minha casa sempre chorando. Descobri então, que o galo gostava de festa e que o lobo o tinha levado pra uma festa muito animada.
Quando cheguei lá e vi o galo todo feliz, gritei e o chamei pra voltar comigo pra casa. Fiquei muito contente por ter encontrado meu bichinho de estimação.
De repente o relógio despertou, acordei com o galo cantando, vi que era apenas um sonho, meu galo estava lá quietinho no quintal da minha casa.

Alunos: Yasmim, Ana Luiza e Elizabete
Professora: Rayanne Gonçalves Martins – E. M. Prefeito José Esteves

Proler disse...

Um outro final para a história "Bicho de Estimação" de Lili Balonecker, escrito pelo aluno Théo, 1ºano da profª Rosângela Leal de Oliveira da Escola Municipal Prof. Antônio Amaro.

Será que ele foi para panela
Ou foi para casa da Galinha Manuela,
Ou foi para Sertão,
Ou morreu afogado?

Na verdade, o galo deixou de ser valente
E se tornou um amigo de verdade!

Proler disse...

Outro final para a história do livro "Bicho de estimação" de Lili Ballonecker, escrito pelo aluno Ezequiel, 1º ano, da profª Rosângela Leal de Oliveira da Escola Municipal Prof. Antônio Amaro.

Então o menino procurou o galo Pinho até achar. Achou o galo que estava com um outro menino que também se sentia sozinho. Então, o dono do Pinho pediu que ele devolvesse. Eles se tornaram amigos e sempre brincavam e conversavam sobre as aventuras do Galo Pinho.

Unknown disse...

Lili, gostamos muito do seu livro. Continue escrevendo estes lindos livros. Beijos Alexandre
E.M.PRO Antonio Amaro 2º Ano Tia Amanda

Unknown disse...

Lili
o livro é superlegal
seja bem-vinda
a nossa escola.
beijos, AnnaJúlia
E.M.Prof.Antonio Amaro

Unknown disse...

Lili,estamosansios para te conhecer,adoramos o livro.
E.M.Prof. Antônio Amaro 2- ano - tia Amanda.
Beijos,Camiliy

Unknown disse...

Lili
Estamos esperando por você,pra te ver,conhecer e viver esse momentomágico- beijos
1- ano- alunos da tia Rosângela Leal.
. Ana Lídia
.Kauã Vitor
.Brayan
.Rhuan
.Théo

Proler Administração 2013 disse...

Oi Lili, Gostei muito do seu galo de estimação, o Pinho. Você vai trazer ele aqui na escola Municipal Antônio Amaro?
Rick - 3º ano

Proler Administração 2013 disse...

Oi Lili, Eu estou muito feliz de saber que você vai vir aqui na escola Municipal Antônio Amaro. Gostei muito do seu livro "Bicho de Estimação"e quero te conhecer melhor.
Rian Zulato
5º ano

Proler Administração 2013 disse...

Olá Lili, eu sou a Ana Luiza e estudo no 5º ano na Escola Municipal Professor Antônio Amaro. Estou muito feliz e ansiosa em saber que você virá aqui. Nem acredito que vou te conhecer!
Você é uma escritora muito linda e eu adorei sua história, "Bicho de Estimação".
Beijo e grande abraço.

Proler Administração 2013 disse...

Oi Lili, gostei muito do seu livro "Bicho de Estimação". Estou muito feliz por você vir aqui na nossa escola. É a escola Municipal Professor Antônio Amaro. Um abraço para você, Lili.
Você é muito bonita!
Nicoly Caetano Assis
5º ano
Professora Luciene Caetano

Proler Administração 2013 disse...

Olá Lili, Sou a Luiza Santos Gonçalves e estudo no 5º ano da Escola Municipal Professor Antônio Amaro.
Eu gostei muito da sua história, ela é divertida. quero muito te conhecer, você é muito bonita e torno-se especial para todos nós da escola.
Você gosta de cantar? Acho que deve ter uma voz linda como você!
Beijos.

Proler Administração 2013 disse...

Oi Lili, eu estou muito curiosa para te conhecer. Eu também gosto de animais e vou ser veterinária. Sua história é legal e divertida.
Beijos. Vem logo!
Aline Aparecida Ferreira
Escola Municipal Professor Antônio Amaro
Professora Luciene Caetano
5º ano

Proler Administração 2013 disse...

Oi Lili, estou ansiosa para te conhecer. Gostei muito do seu livro, você é muito linda!
Bem-vinda à Escola Municipal Professor Antônio Amaro! Estamos te esperando.
Clara Regina Amorim
5º ano

Proler Administração 2013 disse...

Oi Lili, eu gostei muito da sua história, é muito legal.
O que eu mais gostei foi o galo, o Pinho, botar os vizinhos pra correr. Que galo danadinho!
Você escreve histórias muito legais.
Ana Beatriz
E.M. Professor Antônio Amaro
5º ano

Proler Administração 2013 disse...

Olá Lili, gostei muito da sua história. você escreve histórias muito legais. Achei bacana saber que você mora perto do mar. Eu deve te dar muita inspiração.
Davi
E.M. Professor Antônio Amaro

Proler Administração 2013 disse...

Olá Lili,
Olha só um outro final que a aluna Ágata Vitória escreveu para sua história!
...O menino ficou muito triste e por mais que procurasse seu amigo, não conseguia encontrar. Chorando e olhando para baixo deparou-se com pegadas. Ansioso resolveu segui-las. Viu seu amigo nas mãos do vizinho com uma faca na mão, pronto para matar seu melhor amigo. O menino então gritou com toda sua força e o vizinho assustado soltou o galo.Por pouco o galo não vira cozido!Mas graças a esperteza do menino, ele recuperou seu melhor amigo e viveram felizes para sempre.
E.M.Professor Antônio Amaro

cacati disse...

Eu achei que os vizinhos pegaram Pinho e levaram pra bem longe. Por que? Porque os vizinhos não agüentavam mais aquela cantoria. Mas só que ele virou um galo muito famoso e todas as galinhas se apaixonaram por ele.
Um dia, ele estava passando na rua e viu uma galinha muito bonita e eles começaram a sair juntas, até que um dia eles estavam no restaurante e a pediu em casamento. Ela aceitou, tiveram 4 pintinhos que se chamam Roque, Galinheta, Luma e Escai.
Eles viajaram, pararam em frente a uma casa e viram uma menina, Pinho se lembrou e pensou:
- Será que é a Lili?
Quando a menina viu o galinho gritou: PINHO!!!!!
Pinho foi chorando, abraçou a menina e teve certeza de que ela era Lili, sua amiga de estimação.
Lili ficou muito feliz quando soube que era vovó e Pinho e Luíza se casaram e foram muito felizes!!!!!!

Roberta – 4º ano
E. M. Maria José Peloso – Professora - Solange

cacati disse...

O galo decidiu seguir sua carreira como cantor. Ele gostava muito de cantar e se inscreveu em um programa da TV. Ele ficou muito feliz porque nesse programa o Pinho encontrou seu grande amor. Eles se apaixonaram e se casaram.
Depois de muitos anos eles tiveram muitos pintinhos. O Pinho era muito amado pelo seu dono, que sentia muita falta do galo. De vez em quando Pinho se lembrava de seu dono, mas ele só queria mesmo saber de sua esposa e de seus filhotinhos. Seus filhotes eram bem maluquinhos como Pinho.
Um dia a saudade apertou e Pinho foi se encontrar com seu dono levou sua esposa e seus filhotes e todos viveram felizes.

Luiza Marques – 5º ano
E. M. Maria José Peloso – Professora – Solange

cacati disse...

O galo foi parar bem longe aonde LIli nem imaginava, ele foi parar em São Paulo. Lá ele achou uma galinha muito bonita e eles resolveram fazer uma história igual a que a Lili gosta. Essa história é contando que ele está muito bem lá e está planejando ir à casa de Lili. Quando Lili ficou sabendo que o galo ia em sua casa nem acreditou, achou que fosse mentira que era invenção.
Então Pinho ligou pra Lili e disse:
- Estou indo em sua casa amanhã, prepare um almoço gostoso que vou almoçar com você e nunca mais vou te abandonar.
Assim que o galo chegou na casa de Lili eles almoçaram felizes e nunca mais se abandonaram.

Vitória – 5º ano
E. M. Maria José Peloso – Professora – Solange

cacati disse...


O galo fugiu porque ele já estava cansado do mesmo ritmo de todos os dias. Então ele partiu para a cidade de Goiás e virou padre ator da rede Globo.
Depois eles achou essa vida de padre muito chata. Um dia estava tendo um bolão da Mega-Sena e aí ele foi jogar, no outro dia anunciou no rádio que um galo que se chamava Pinho tinha ganhado o prêmio.
Então ele comprou dois Camaros, três mansões e quatro Ferraris, ficou milionário, encheu seu carro de galinhas “gatinhas” e saiu passeando pela cidade.
Continuou sendo ator da rede Globo e voltou muito feliz para a casa de Lili.

Maria Eduarda – 4º ano
E. M. Maria José Peloso – Professora – Solange

cacati disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cacati disse...

O Pinho foi para São Paulo, participar do só Toca Top e depois de alguns dias voltou pra sua cidade natal.
O galo ficou muito triste com a situação de sua dona, pois, ele descobriu que ela estava com muita, muita, mas muita saudade dele. Foi então que ele convidou Lili para viajar com ele.
Os dois mataram a saudade e viajaram muito, foram até Florianópolis, lá ele conheceu uma bonita galinha por quem se apaixonou e com quem se casou. O tempo passou, tiveram muitos filhos e voltaram felizes para a terra natal de Lili.

Lídia – 4º ano
E. M. Maria José Peloso – Professora – Solange

Proler disse...

Um outro final para a sua história, Lili Balonecker. Escrito pelo aluno Vinícius da profª Rosângela Leal de Oliveira. 1º ano da Escola Municipal Prof. Antônio Amaro.

O menino, então, ficou muito triste com o sumiço do galo e resolveu ir atrás dele. Procurou em todos os lugares que conhecia, no parquinho, no quintal do vizinho e nada. Quando o menino estava voltando para casa muito triste, por sinal, avistou algo na porta de sua casa. Era o seu amigo galo que achou o caminho de volta.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Que emoção! Vou ali desmaiar de felicidade e já volto! ❤️

Unknown disse...

Vocês não imaginam como o meu coração está transbordando de felicidade ao ler, ver e ouvir tanta lindeza! ❤️

Unknown disse...

Estou contando os minutos para estar aí com cada um de vocês! Amei cada texto de uma forma muito especial. Parabéns a todos! ❤️

Unknown disse...

Vocês são muito criativos! Podiam ser escritores!

Pamela de Andrade Lima disse...

A feira da minha escola UMEI Margarida Maria Garcia de Araujo será na quinta feira e nós vamos recitar o seu poema borboletas de papel e vamos expor vários trabalhos dessa pessoa maravilhosa. A Lili nos doou os livros para podermos conhecer e aprender sobre a beleza do viajar pela mundo da leitura. Nossa escola trabalhou com projeto maleta viajante em que pudemos oferecer aos nossos alunos um estímulo para se tornarem autores. Agradecemos a sua colaboração. Liliane você é uma borboleta de papel! Obrigada